“Fábrica de Soluções”, um conceito

A Fábrica de Soluções: Um conceito de empatia e focoDesenvolver soluções sob medida para atender demandas específicas exige uma sólida e intensa relação cliente-fornecedor.

Aparentemente essa é uma estratégia que vai na contramão da forte tendência atual de commoditizar produtos e serviços e maximizar lucros através de escalas massivas  de produção e ganhos de participação de mercado no mais das vezes através de incorporações de concorrentes.

As sucessivas ondas de consolidação de negócios nos mais diversos segmentos tendem a reduzir a saudável concorrência e provocam perdas significativas de conhecimento pelo aumento vertiginoso da rotatividade de pessoal.

A inovação deixa de ser um diferencial competitivo, em especial no setor industrial.

Essa abordagem, entretanto, desconsidera uma outra característica atual que é o crescente aumento da individuação permitida pelas novas tecnologias.

Cada cliente quer e precisa ser atendido em sua singularidade. Suas necessidades específicas continuam existindo e requerendo soluções, seja no nível corporativo, seja no operacional .

As grandes corporações globais, diante das intensas pressões por resultados de curtíssimo prazo, não mais se permitem agir para entender como contribuir para que suas ações se integrem nos processos de geração de vantagens comparativas sustentáveis não só para si mas, sobretudo, para seus clientes atuais ou potenciais.

É ai que residem oportunidades aguardando serem identificadas e trabalhadas. Para preencher essa lacuna é que desenvolvemos o conceito de “Fábrica de Soluções”.

Para tal, é preciso um trabalho interativo e equipes multidisciplinares envolvendo confiança mútua entre cliente e fornecedor.

Um desafio que pode e deve ser superado de forma conjunta!

 

About Vera Lucia Silva

Vera Lucia Silva é graduada em Português e especializada em Gestão Empresarial. Consultora Administrativa e Controller Administrativo-Financeira.
Voluntária nos Escoteiros do Brasil.

Category(s): Gestão Empresarial
Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *